sexta-feira, 20 de maio de 2011

Continuação portfolio


A aula de hoje tratou sobre léxico, que é um conjunto de palavras que sempre se refere a um determinado tema.
Pode-se dizer que existe um léxico na sala de aula, composto de cadeiras, mesa, alunos, professores e etc. E qual seria o léxico do curso de sistema de informação? Foram dados alguns exemplos como, computador, laptop, simulador, memória e etc.
 Léxico também é um conjunto de vocábulos que compõe uma língua. Existe uma relação entre a nossa carreira profissional e o nosso idioma, o jeito de falar e de escrever, quanto maior o conhecimento sobre a nossa língua, maior será a capacidade de compreendermos idéias e falarmos em público. Se substima-se que um bom executivo deva ter 50.000 (cinqüenta mil) palavras ou mais do seu idioma.
Foi dada algumas palavras para que interpretase-mos seus significados e assim vimos a importância de se conhecer nossa língua, na semana seguinte oconteceu o ATUAL  TEC.


Nos dias 15 e 16 foi realizado o curso de GERPRO (Gestão de Projetos) e no dia 16 o curso de SIFONI.
O palestrante de GERPRO se chamava montanha, veio de Maringá PR, e no de SINFONI era meu amigo Alexandre Possebom.
O Montanha nos falou de seu curriculum e das funcionalidades do software.
O GERPRO é um software livre e foi desenvolvido para ajudar na gestão de Projetos. Foram dados exemplos de seu uso na USP, PETROBRÁS, Universidades Estrangeiras e até mesmo na elaboração de aulas pelos professores.
O Sistema permite ao administrador (Gerente de Projetos) cadastrar os requisitos do projeto, seus colaboradores, agendar reuniões e estipular metas aos participantes. Após isso o software se encarrega do resto, avisando as datas de entregas de algum trabalho, manda emails e permite saber como e qual a situação do andamento do projeto.
Hoje em dia o mercado está atrás de gerente de projetos e essa ferramenta serve de uma grande ajuda ao profissional que se interessar pela área.
Fizemos um teste para colocar isso em prática. Alguns alunos estavam se formando e iriam fazer uma feijoada. Então nosso projeto se chamaria FORMATURA – ETAPA FEIJOADA, definimos o responsável que por sua vez cadastrava os participantes e suas funções. Porem a estrutura do laboratório não permitiu que realizar-se mos as trocas de mensagens, o que fez a feijoada se atrasar e deixou o povo com fome (virtualmente claro J ).
Uma observação cada dia de um gerente custa U$ 250,00.
Após o curso de GERPRO começou o de sinfoni, mas o que vem a ser SINFONI? Não! Não! nada haver com orquestra.
SINFONI  é uma solução de segurança e desempenho para linguagem de programação PHP.
A parte boa desse curso foi eu ter ganho um livro do meu amigo, além disso mais uma  vez a estrutura da instituição não permitiu o andamento ideal do curso.
É interessante em um evento de software os alunos virem com software proprietários em seus notbooks, o que atrasou ainda mais o evento.
Depois de 2h e 30 min de atraso finalmente começou. Foi apresentado como se faz a configuração do SINFONI PHP  no NETBEANS (software usado para desenvolvimento), foi mostrado alguns métodos para se construir sites seguros  e de forma mais rápida.
O mercado está cada vez mais exigente é faz-se necessário alem da graduação as pós-graduações e cursos de capacitação.


Na aula seguinte foi discutido as variantes da língua portuguesa suas diferenças regionais, culturais e porque devemos respeitá-las. Cada aluno escreveu um texto com as suas impressões sobre o tema, e aqui lá vai o meu.

Pela influência da colonização o Brasil apresenta variantes lingüísticas marcantes, a influência européia, africana e indígena apresenta um quadro marcante. O oxente do nordestino, o pai d’egua do paraense, o sangue bom  do carioca, o tchê do gaúcho e o trem baum do mineiro são exemplos dessas variantes regionais.
 As diferenças de classes também se apresenta um quadro lingüístico abrangente. Podemos ter como exemplo um pescador simples e um executivo da bolsa de valores, ou um jornalista que trabalha utilizando a os conhecimentos do seu idioma.

Variantes linguisticas

Na origem de toda a atividade comunicativa do ser humano está a linguagem, que é a capacidade de se comunicar por meio de uma língua.Língua é um sistema de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade. Em outras palavras: um grupo social convenciona e utiliza um conjunto organizado de elementos representativos. (...)
Individualmente, cada pessoa pode utilizar a língua de seu grupo social de uma maneira particular, personalizada, desenvolvendo assim a fala. Observe: você, ao falar ou escrever, a determinadas palavras ou construções, seja por hábito, seja por opção consciente. Esse seu modo particular de empregar a língua portuguesa é a sua fala (...) Por mais original e criativa que seja, no entanto, sua fala deve estar contida no conjunto mais amplo que é a língua portuguesa; caso contrário, você estará deixando de empregar a nossa língua e não será mais compreendido pêlos membros da nossa comunidade. Note, pois, que língua é um conceito amplo e elástico, capaz de abarcar todas as manifestações individuais, todas as falas.
Estudar a língua portuguesa é tornar-se apto a utilizá-la com eficiência na produção dos textos com que se organiza nossa vida social.


Regionalismo no brasil


        O fato é que os dialetos existem em enorme quantidade em nosso país, e não estou falando de sotaques. Não precisamos sequer ir muito longe para perceber que, em diferentes cidades, às vezes muito próximas de nós, há palavras diferentes para designar coisas diferentes. Embora a língua falada pela grande maioria da população seja o português, esse português apresenta um alto grau de diversidade e de variabilidade, não só por causa da grande extensão territorial do país,





QUANTOS MORROS JÁ SUBI (FUNDO DE QUINTAL)
O autor relata sobre suas passagens por locais ou áreas considerados de risco do rio de janeiro,
que quando ele ouve as pessoas falando a respeito desses locais e fica com medo, mais sabe queo povo que vive nessas "comunidades carentes" vive alegre sem reclamar das condições precárias, que não são todas as pessoas que moram nessas comunidades que são pessoas ruins  e que elas também tem sentimentos como alegria, amor e tristeza. Independente de sua pobreza ou carencia de recursos, as pessoas de lá são humildes, companheiras e solidárias umas com as outras. no trecho "Esse povo que a cidade chama defora da lei Vive com dignidade sem levar vida de rei". Ele mostra que essas pessoas mesmo sendo julgadas como criminosas pela sociedade antes mesmo de serem apresentadas vivem dignamente sem ter nenhum tipo de luxo, e que apesar de não terem as oportunidades que as outras pessoas tem de crescimento social e profissional agem com honestidade buscando sempre melhorar pra levar uma vida mais digna, sem medo de ser feliz apesar de todas as criticas.

ARTIGO DE OPNIÃO
Diferentes formas de falar a lingua portuguêsa
O brasil é um pais de cultura e costumes que diferenciam de região para região, no qual cada região apresenta a suas diferenças culturais. Aondo é o fato que apresenta a maior variação nas formas de falar, onde precebemos quando alguem chega de alguma outra região que não seja a nossa precebos de cara a diferença na forma de falar ou de se expressar.
Esta situação acaba muitas vezes gerando uma certa forma de preconceito, e marginalizando estes por sua forma cultuaral de falar, isso se torna um fato muito intrigante pois falar errado ou diferente não é falar errado e sim a norma culta cutural ou seja a forma correta de cada região.
Portanto apresentar diferenças culturais não quer dizer que este individuo é superior ou inferior a outrs pessoas e sim pessoas de um brasil cultural.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Relatorio Sobre o III Seminario de Gestão de TI

O seminario foi um evento realizado pela faculdade Estacio Atual em parceria com o senac, nele foi mostrado diversas formas de como a aréa da tecnologia da informação esta se desenvolvendo.
Estas duvidas foram tiradas atraves de palestras com profissionais conceituados na area de TI como foi o exemplo do presidente da totus que deu uma palestra mostrando os caminhos para torna-se um otimo profissional e mosrtou quais são as dentencias do mercado atualmente. o seminario foi composto tambem por workshops em gerencia de projetos no qual contou com a participação do palestrante Raifrah da icon ele deu uma introdução de como se inicia um projeto como o profissional deve se portar diante dos possiveis insucessos em um projeto.
teve tambem uma palestra referente a governaça de TI no qual o palestrante maostrou quais certificações especificas deveriam fazer parte do curriculo do profissional para que possa exercer sua função umas das principais foi a certificação em PMBOk, essa certifição em si da para o profossional a capaciade de poder trabalhar na area da gestão de Ti em determinada empresa.

O utimo dia de palestra foi marcado pela palestra do serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) no qual mostrou como e feita a segurança das informações na rede  e atraves de que cada dado daquele passa para ser reconhocido que no caso são atraves de chaves para que cada pessoa possater o controle sobre suas informações, e com isso deve-se apresentar um cuidado redobrado caso aconteca de outra pessoa ulizar a sua chave nao poderá negar que o outor de determinada informação.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Potfolio segundo semestre


A primeira aula foi relatando as diversas formas de comunicar, ou seja, diversos tipos de linguagem: gestual, verbal, escrita, visual. Foi dada ênfase principalmente a linguagem corporal sendo citados vários exemplos de como o corpo fala. Foi comentado sobre algumas questões: como gestos influenciam no comportamento e personalidade?

Que a forma de andar e movimentar se reflete diretamente na personalidade das pessoas ou que se sente no momento.
Dê alguns exemplos de gestos e explicar que comportamento eles possuem.
Ficar pálido com olhos arregalados e tremendo: medo
Ficar agitado coçando a cabeça: preocupado
Ficar olhando para baixo peito para dentro: deprimido.

Foi solicitado pela professora Eliana uma pesquisa sobre as meninas lobas da índia e o menino lobo.
MENINAS LOBOS    
             Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.
Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.



As meninas lodos mostram com toda ênfase que o homem é realmente um produto do meio e ele seque as referências que estão ao seu redor, nesse especifico caso as meninas aprenderão com êxito o que a elas fora passado pela matilha e perderão todas as referências humanas agindo assim como um lodo, isso mostra que a comunicação esta em todos os lugares e que a transmissão da informação deve ser compreendida pelo receptor. 
O ser humano recebe as informações de diversos modos através de gestos, imagens, palavras, sons e muitos outros aspectos, em nos seres humanos a primeira fase da vida esta em observar para imitar e isso foi essencial para as meninas lobo enquanto estavam na floresta e esse aprendizado também foi o que o responsável por suas mortes na civilização pois elas sentiram a falta da matilha e a não convivência com os humanos com baixa imunidade as doenças humanas.
A historia de duas meninas que foram encontradas na índia. Em que uma das meninas tinha um ano e meio e a outra oitos anos. A menina mais nova que se chama Amala acabou morrendo. E Kamala a sobrevivente viveu durante oitos anos em uma instituição em que ela pode ser humanizada lentamente. Porem ela necessitou de seis anos para andar e antes de morrer conseguiu aprende apenas 50 palavras. Essa historia mostra que uma pessoa criada sem ter contato com outras pessoas não consegue desenvolver seu raciocínio e nem sua percepção sobre o mundo que as rodeiam.

MENINO LOBO DA RÚSSIA
Os médicos que atenderam o menino disseram chocados que ele foi encontrado vivendo em uma alcatéia nas remotas florestas de Kalunga – região central da Russia.
O porta-voz da polícia afirmou que “ele é claramente perigoso para outras pessoas”. Segundo o porta-voz, o menino “tem hábitos exatamente iguais aos dos lobos com os quais convive, porque ele tem dentes longos e afiados e pode dilacerar uma pessoa com dentadas”.
Acredita-se que o menino tenha aproximadamente dez anos de idade, mas segundo os testes que foram feitos no dia de sua captura indicam que ele tenha bem mais. O menino parecia ser inteligente, mas não sabe falar russo nem outra linguagem qualquer. Isso levou os pesquisadores a suporem que ele esteve vagando pelas florestas vivendo como um animal por muitos anos.
Casos deste tipo não são incomuns. Na própria Russia existem casos de crianças “mowgli” abandonadas por seus pais que são adotadas como filhotes por lobas e passam a integrar a alcatéia.
O menino se movia com as pernas flexionadas (de 4). De acordo com Tvoi Den “ele estava correndo de 4 com os animais e procurando por comida”.
Os moradores de vilarejos do interior nas proximidades do local encontraram a ” criatura selvagem” em um abrigo feito de folhas e gravetos num local com temperaturas congelantes. Eles disseram a policia que o garoto se chama Lyokha, mas este é um nome que eles deram para o garoto e não seu nome real, que ainda é desconhecido.
“Ele estava sujo, com fome e parecia ter tido um dia bem duro” disse o porta-voz da polícia. “Por isso o trouxemos para a clínica em Moscou”.
“Foi simplesmente inacreditável. Ele não reagia quando nós o chamávamos”. Os médicos deram-lhe roupas e disseram que ele abaixou-se de 4 e passeou pelo seu quarto, saltando sobre seu alimento, e devorando tudo com sofreguidão, tal qual um animal e suas unhas em seus pés pareciam-se com garras.
Após 24 horas, o menino lobo enganou a segurança da clínica e escapou. Ele está agora a sendo caçado na região de Moscou.
“Nós nem sequer conseguimos completar os exames médicos. Nós só conseguimos dar-lhe um banho, cortamos suas unhas e tiramos um pouco de sangue para outros testes”, disse um médico.
“É bem possível que ele seja perigoso por seus problemas psicológicos, mas também é uma fonte potencial de vírus e infecções.”


A segunda aula foi comentado sobre o comportamento das pessoa que passaram por essa experiência e que na sua maioria não sobreviveram, foram discutidas essas possíveis razões dentre as quais a mais importante é o fator social: o ser humano é um ser social. Essas pessoas encontravam-se tão adaptadas ao ambiente que viviam que ao ser retirado de seu lar chocaram a muitos com o seu comportamento mais próximos a animais do que a humanos comuns, e com o processo de ressocialização não suportaram as diferenças e faleceram. Ainda nesta aula foi abordado conceitos de neurolinguistica que com palavras simples se trata de uma ciência nova que estuda como o bom uso das palavras podem influenciar no comportamento das pessoas.
A HISTÓRIA DE KASPAR HAUSER
O menino Kaspar Hauser apareceu pela primeira vez numa praça de Nuremberg, em maio de 1828. Era um estranho: ninguém sabia quem era ou de onde vinha. Trazia uma carta de apresentação anônima para o capitão da cavalaria local, contando que fora criado sem nenhum contato humano, em um porão, desde o nascimento até aquela idade (provavelmente 15 ou 16 anos) e pedindo que fizessem dele um cavaleiro como fora seu pai.
Ficou-se sabendo mais tarde (quando K. Hauser aprendeu a falar) que uma pessoa, que ele não conheceu, tratava dele enquanto esteve isolado, deixando-lhe alimentos enquanto ele dormia.
Acolhido na casa de um professor que se ocupou de iniciar sua socialização, é assassinado em 1833 (o filme de Werner Herzog sugere que K. Hauser foi assassinado pelo próprio pai).
Quando apareceu em Nuremberg, o garoto não entendia nada do que lhe diziam; sabia falar apenas uma frase: "quero ser cavaleiro" e não sabia andar direito. Parecia um menino dentro de um corpo adolescente. Seu comportamento estranho para os padrões sócio-culturais estabelecidos, causava um misto de espanto e interesse. Era visto como um "garoto selvagem," apesar de demonstrar ser dócil, simples e gentil. Possuía algumas habilidades peculiares interessantes, descritas tanto no filme de Herzog, quanto na obra de Masson: conseguia enxergar muito longe, no escuro, e sabia tratar os animais, principalmente os pássaros. Ao mesmo tempo tinha medo de galinhas e fugia delas aterrorizado. Numa das cenas, atraído pela chama de uma vela, colocava seu dedo no fogo e, ao sentir dor, aprende que a chama queima.
Graças à sua curiosidade infantil e memória notável, aprendeu várias coisas muito depressa.
Kaspar Hauser tornou-se uma espécie de atração por sua história de vida diferente. Todas as pessoas da cidade queriam vê-lo. O filme de Herzog mostra, em uma das cenas, K. Hauser junto com outros indivíduos, tidos como anormais (um anão, um índio e uma criança autista), em exposição num circo.
Um ano depois de ter chegado a Nuremberg, foi ferido e recebeu um grande corte na fronte. Em dezembro de 1833, recebeu outro ferimento que lhe seria fatal. Herzog sugere, em seu filme, que os dois ferimentos sofridos por K. tentativas de assassiná-lo. Masson diz, em seu livro, que em dezembro de 1833, K. Hauser foi atraído para uma emboscada, com a promessa de receber informações sobre seu nascimento. No local, em vez disso, recebeu uma facada no peito, morrendo três dias depois.
Muitas foram as hipóteses levantadas para explicar o fato de Kaspar Hauser ter sido criado no isolamento. Dentre essas hipóteses há duas explicações principais:
· a primeira diz que Kaspar Hauser seria um mendigo espertalhão que fingia ser pobre de espírito para atrair a simpatia alheia. Dentro dessa visão, ele próprio teria se ferido para atrair mais atenção, ao perceber que o interesse dos outros por sua figura estava diminuindo.
· a segunda explicação trabalha com a hipótese de que Kaspar Hauser seria neto de Napoleão Bonaparte.
O livro de Masson (1997) oferece documentação variada sobre esta segunda hipótese, argumentando que a filha adotiva de Napoleão, Stéphanie de Beauharnais, tinha-se casado com Karl, duque de Baden e, em 1812, ambos tiveram um filho a quem ela teria dado o nome de Gaspard. No entanto, Luise, a madrasta de Karl, segunda mulher de seu pai, querendo garantir para seu próprio filho a herança do trono de Baden, trocou o filho de Karl e Stéphanie por uma criança doente que morreu logo depois.
O herdeiro saudável foi posto a pão e água em um calabouço, atendido por um homem cujo rosto ele nunca via. Passava seu tempo dormindo ou brincando com um cavalinho de pau. Quando chegou perto da adolescência, o homem que cuidava dele levou-o para Nuremberg.
A fama que começou a granjear preocupou os conspiradores, a tal ponto, que recrutaram um inglês, o Conde de Stanhope, para aproximar-se do garoto, fingindo ser um amigo que queria protegê-lo. Segundo Masson, teria sido Stanhope o responsável pelas duas tentativas de assassinar Kaspar Hauser; na verdade, o crime nunca foi esclarecido.
Porém, a tese de Masson de que Kaspar Hauser seria um príncipe perdido foi refutada por um exame de DNA, cujo resultado, revelado em abril de 1997, na Alemanha, mostra que Kaspar Hauser não era herdeiro do trono de Baden, como se acreditava.
2
Dois institutos forenses da Alemanha compararam restos de sangue achados na roupa de Kaspar Hauser com o sangue de duas mulheres da dinastia de Baden, ainda vivas. Ficou provado, então, que Kaspar Hauser não pertencia a essa linhagem - e o enigma foi retomado.



A terceira aual foi ensinado sobre os conceitos e principais características e diferenças entre resumo e resenha. E foram mostrados dois vídeos que comentavam sobre a motivação e a vontade de chegar a um objetivo.

RESENHA
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa à opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais idéias do autor;
- deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;
- deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima.


Exigências de forma
- deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo;
- texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);
- deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.

Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
RESUMO
Resumo nada mais é do que um texto reduzido os seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto.
resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos:
- As partes essenciais do texto;
- A progressão em que elas aparecem no texto;
- A correlação entre cada uma das partes.

Se o texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e construção das idéias.
Ainda nesta aula para exercitarmos o conhecimento sobre resenha, assistimos dois vídeos que falavam de motivação e resenharemos sobre eles.
VÍDEO-CLIP DA MÚSICA SEGREDOS DO FREJAT
O vídeo clip mostra o personagem animado Frejat que interpreta a música segredos, buscando de todas as formas encontrar um amor que ele ainda não encontrou um que seja mais que os amores passados e para isso o mesmo inicia seu planejamento em direção a Lua para alcançar o que deseja e depois de passar por muitos planejamentos, estudos , por muitas falhas e erros finalmente consegue chegar ao objetivo,mais não se sentindo satisfeito volta a planejar o seu retorno a terra. O Autor nos passa mostrar a odisséia do ser humano quando quer chegar ao seu objetivo, e até chegar ao que almeja encontra muitos obstáculos, muitas falhas e como a exemplo da personagem não se pode desistir, deve-se continuar planejando melhores maneiras de chegar até o objetivo final. O que não acontece com todos, muitos ficam pelo meio do caminho outros nem sequer dão inicio os seus planos. E no final do vídeo-clip é mostrado também que muitas vezes ao chegar ao que se acredita ser o ponto de chegada, na verdade é apenas o ponto de partida. Pois nunca estamos contentes com nossas conquistas e sempre queremos mais.



VÍDEO 2- EXTRATERRESTRES
Este vídeo mostra uma animação de alguns extraterrestres que tentam de várias formas se comunicar com os seres humanos para isso eles estabelecem todo um planejamento e estudo do que eles entendem ser a cultura humana. Quando chegam ao planeta terra encontram diversas dificuldades e logo são ignorados pelos humanos, retornando ao seu planeta natal restabelecem uma nova estratégia. Objetivo do autor foi passar mensagem de que assim como os extraterrestres mostrado no vídeo nós também temos objetivos e para alcançá-los deveremos ter uma estratégia e um plano de ação adquirido através de um estudo. E que muitas vezes com todo esse aparato de informações não é suficiente para chegarmos ao que almejamos. Mostra também que não podemos desistir de nossos objetivos que nem sempre é tão fácil, mas, se de uma forma não estar dando certo, mudaremos a estratégia até conseguir o esperado, e devendo para isso se flexível às nossas convicções e humildes para entender que estamos no caminho contrário e que deveremos mudar nosso foco na direção certa, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar obstáculos e dificuldades que de início pareça maiores que nós.




A quarta aula a professora pediu as resenhas dos vídeos e mostrou mais dois vídeos para exercitarmos ainda mais a resenha.


ALDEIA DOS MOINHOS D’ÁGUA- SONHOS DE AKIRA
Esse vídeo mostra uma aldeia cujos seus moradores vivem de acordo direto com a natureza sem necessitarem de tecnologias modernas como luz, internet, veículos motorizados e etc... nessa aldeia os costumes e as pessoas são respeitados. Um viajante ao conversar com um morador lhe é explicado porque a natureza é importante e respeitá-la faz parte de nossas vida, o viajante fica admirado pois em um lugar tão simples e paradisíaco algumas regras básicas de convivencia e respeito são tão bem executadas e no seu mundo moderno são tão dificieis de serem aplicadas. Outro ponto marcante é a passagem de conhecimento e de costumes de geração a geração e a celebração da morte,pois para aqueles aldeões morrer velho é sinal de alegria e no seu funeral é comemorado e agradecido tal alegria. O viajante segue seu cominho mais entende a mensagem de vida passada pela aquela aldeia.


Akira Kurosawa é considerado por muitos como um dos melhores diretores de todos os tempos, ele foi o diretor que fez com que o cinema japonês fosse reconhecido no mundo inteiro e dirigiu filmes por 50 anos. Sonhos (Yume, 1990) foi um dos últimos filmes dirigidos por Kurosawa e possui certas características que o tornam interessante de ser analisado por uma visão fenomenológico-existencial como, por exemplo: (1) é um filme constituído por oito partes, com certa independência entre si; (2) alega ser autobiográfico; (3) trata de temas como: ecologia, guerra, amor à vida, vida em sociedade, tecnologia, perda de tradições, morte, por exemplo; (4) através do choque entre a vida moderna e a mostrada no filme nos faz refletir sobre a forma como vivemos.
“Sonhos” é constituído de oito partes que tratam de temas relacionados. Nos dois primeiros sonhos o diretor aparece como uma criança que entra em contato com o desconhecido, na forma de raposas ou de pessegueiros. Nos sonhos que seguem, ele é um adulto, no terceiro sonho a natureza, na forma de tempestade de neve, é implacável. O tema tratado a seguir é a culpa e a guerra, a beleza da arte e da vida é mostrada no sonho chamado Corvos, o personagem passeia pelas obras de Van Gogh. Há dois sonhos que mostram catástrofes nucleares, a destruição da vida e de toda a natureza. O último sonho é uma reconciliação entre as formas de vida primitiva e pós-industrial.



A quita aula foi ensinado o significado léxico de algumas palavras foi explicado o que é sinonímia: é um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso de sinônimos. Por exemplo, se digo: “Passe um dia na minha casa.” e quiser referir-me novamente ao termo sublinhado “casa”, posso lançar mão de um sinônimo para não o ter que repetir: “Passe um dia na minha casa e verá como meu lar é aconchegante.”
Antonímia: nada mais é do que palavras que possuem significados contrários, como largo e estreito, dentro e fora, grande e pequeno. O importante, aqui, é saber que os significados são opostos, ou seja, excluem-se.
Polissemia: A polissemia é uma característica de muitas das nossas palavras, segundo a qual um mesmo vocábulo pode ter dois ou mais significados diferentes, embora quase sempre com alguma relação semântica entre si. Exemplo:
Falta uma peça a esta máquina para que ela funcione.
No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro.
Homonímia: Palavras homônimas – são as que se escrevem e pronunciam da mesma maneira, mas que têm significado e origem diferentes.
Eu rio e tu choras.
O Tejo passa em Vila Franca.


Análise

MP convoca vereadores para explicar a farra do boi com o dinheiro publico.

O contexto no qual está inserido a palavra farra trata-se de bagunça causada pelo boi. Em alguns lugares do país a farra do boi é uma festa bastante conhecida pois é quando o gado é solto e persegue alguns brincantes pela ruas causando uma enorme histeria e bagunça.

Então quando o texto fala da farra com o dinheiro publico esta se referindo à bagunça, má administração do dinheiro do povo por parte do vereadores, ou seja, nossos representantes.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Meu portfolio


Logo da Atual da Amazonia.jpg


Faculdade Atual da Amazônia
Disciplina: Português Instrumental
Professor: Eliana Dias
Acadêmico: Wendell Silva Damasceno
Curso: Bacharelado em Sistema de Informação
Turma: 01 Siva 2010


















Portfólio

Primeira semana chegando ao fim, ninguém praticamente não se conhece, ainda é uma coisa muito recente para todos nos que estamos começando nossa caminhada em busca de nosso futuro. E para que possamos ser ótimos profissionais é necessário termos uma disciplina que nos ajude a sermos uns profissionais diferenciados dos demais.
Hoje primeira aula de português instrumental dia 30 de julho de 2010, a aula foi bem dinâmica começando com as apresentações entre alunos e professor, coisa de pras te entre calouros, aula começou de verdade com uma frase para que possamos refletir, a frase foi a seguinte:
“Ser humano é ser responsável é sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo”.(Antoine de Saint Exupéry).
Houve discussão entre os alunos para perceber o ponto de vista de cada um, todos os alunos deram seus comentários que contribuiu muito para o andamento da aula, e na reflexão de muito aqui pressente.
Depois disso foi proposta uma dinâmica entre os alunos, onde o objetivo era fazer a interação entre dos mesmos, a dinâmica era criar uma parodia e uma coreografia que era obrigatório conter as determinadas frases “Roque, roque tchuba” e “sistemas de informação”, todos participaram mas com muita timidez de todos. E seguida foi pedido que se realizasse uma pesquisa sobre o tema “Portfólio”, que no caso é nossa forma de avaliação, a seguir a determinada pesquisa ,na qual foi  entregue a professora.
Portfólio é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa. O portfólio é uma coleção de todos os trabalhos em andamento na organização ou empresa relacionado com o alcance dos objetivos do negocio. Toda organização tem um portfólio mesmo que não reconheça.
O portfólio pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possível potencial problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.
Um portfólio de aplicações financeiras é uma coleção de investimentos mantida por uma instituição ou individuo. Manter um portfólio de aplicações financeiras faz parte de uma estratégia, com o intuito de diminuir riscos de perda de dados.
O uso de portfólios na educação constitui uma estratégia, que tem vindo a procurar o conhecimento sobre relação corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino – aprendizagem de modo a assegura – lhe uma melhor compreensão, e os mais elevados índices de qualidade.
Ultimamente percebemos que estão sendo desenvolvidos esforços no sentido de um melhor entendimento das implicações positivas que possam decorrer da utilização do portfólio como uma estratégia de formação, uma forma de verificação, avaliação e ainda como uma estratégia de investigar a qualidade da formação de alunos, utiliza – se também como uma forma de avaliação.
Ao realizar um portfólio, vai exigir uma estimulação maior do aluno ao nível de reflexão, concentração, atenção e a conscientização das pessoas que os realizam.
A confecção de um portfólio  apresenta vários aspectos e dimensões de aprendizagem, enquanto construção de conhecimento e, sem contar as condições de desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que  produzem um documento importante como um portfólio, assim, com o aprofundamento das perspectivas educacionais, esta estratégia não contribuirá apenas para a estruturação inter – pessoal do conhecimento, e também vai facilitar, se desenvolvido a longo prazo, o entendimento dos processos de ensino – aprendizagem. Através da utilização de um portfólio, pode – se torna – lo reconhecida, a natureza, a importância das relações interpessoais desenvolvidos nos processos de ensino – aprendizagem.
Para Villas Boas “ o portfólio é um procedimento de avaliação, selecionando as melhores amostras de seu trabalho para inclui – los no portfólio” (currículo e avaliação – indagações sobre currículo).
As principais evidencias do uso do portfólio podem referir – se os seus contributos para os seguintes fins:
Ø  Promover o desenvolvimento reflexivo dos participantes.
Ø  Estimular o enriquecimento conceitual, através do recurso às múltiplas fontes de conhecimento em presença.
Ø  Fundamentar os processos de reflexão sobre a ação pessoal e profissional.
Ø  Garantir mecanismos de aprofundamento conceitual continuado.
Ø  Estimular a originalidade, a criatividade individual no que se refere aos processos de intervenção educativa, dos processos de reflexão sobre ela e sua aplicação através de vários tipos de narrativas.
Ø  Contribuir para construção personalizada do conhecimento, reconhecendo a natureza dinâmica, flexível, e estratégica contextual.
Ø  Facilitar os processos de auto – avaliação através as compreensão dos processos.
o   Um portfólio constitui – se de:
Ø  Capa.
Ø  Índice.
Ø  Introdução.
Ø  Hipótese.
Ø  Desenvolvimento pessoal.
Ø  Desenvolvimento social.
Ø  Desenvolvimento acadêmico.
Ø  Conclusão.
Ø  Anexos.
Ø  Bibliografia.

Segunda aula dia 06 de agosto de 2010, a aula de hoje houve inicialmente um debate sobre a pesquisa pedida na aula anterior sobre portfólio onde pode ser utilizado e como deve ser utilizado na educação foram entregue todas as pesquisas realizadas, em segundo momento da aula foi passado a determinada dinâmica, frases incompletas para que agente pudesse completar com nossas próprias palavras,  as frases eram:
Ø     O mundo seria mais feliz se houvesse igualdade.
Ø     Uma amizade é realmente importante quando se tem sinceridade.
Ø     Paciência e tolerância são para mim compreensão.
Ø     Comparo a preguiça e o comodismo a mim mesmo.
Ø     Algo que me irrita profundamente é falsidade.
Ø     Acho que as pessoas deveriam ser, mas humilde.
Ø     Um aspecto curioso que percebi no grupo o qual faço parte foi poucas mulheres.
Ø     Quando os dias amanhecem nublado eu perco a hora.
Ø     A qualidade indispensável nas pessoas é caráter e dignidade.
Ø     Sinto que o grupo com o qual começo a conviver é surpreendente.
Hoje, dia 13 de agosto de 2010, aula de hoje foi marcada pelo tema que foi pedido pra se pesquisar na aula passada onde foi pedido para que pesquisássemos sobre “Currículum vitae”, professora e os alunos debateram sobre o Currículo, sobre as formas de criar e apresentar o mesmo.
Dentre várias regras necessárias para a criação de um currículo, destaca-se:

Ø  Não assinar;
Ø  Não rabiscar;
Ø  Não amassar;
Ø  Apresentar se possível em uma única folha;
Ø  Ser objetivo, de forma que agrade o selecionador;
Ø  Procurar agradar a contratante, sem “bajulação”;
A aula do dia 20 de agosto de 2010 teve como discussão principal as leituras de imagens, a forma como cada um analisa determinada situação. Na aula foi mostrada a importância de se analisar uma imagem não da forma  e sim forma culta, onde procuramos visualizar os mínimos detalhes que compõe tal imagem. As imagens propostas para as discussões em sala eram as seguinte:
Ø  A propaganda de uma marca de cuecas (Zorba), onde tinha uma frase que dizia: No dia 12 embrulhe o seu pintinho para presente, onde aparecia um pinto dentro de uma cueca. Apareceram varias leituras, de todos os tipos.
Ø  Uma mulher negra aparentemente esgotada alimentando uma criança branca e saudável: este foi o momento em que se passou a analisar com mais seriedade e passou a mostrar a importância do modo ler figuras de pessoa pra pessoa.
Foi pedida uma síntese sobre a leitura. Ler é interpretar, dar significado a uma série de acontecimentos o dia todo, a vida toda.
Essa atividade, de atribuir significados, pode dar o nome de leitura. A leitura passa  a ser uma atividade bastante ampla . Significa algum acontecimento, alguma atitude, comportamento. Para que possamos fazer uma leitura adequada do mundo á nossa volta, é preciso sabê-la observá-la recolhendo informações dos mais variados tipos:
Ø  Informação olfativa.
Ø  Informação auditiva.
Ø  Informação visual.
Por isso precisamos estar atentos tudo o que acontece à nossa volta e saber que todos os nossos sentidos.
Texto significa “tecido” em latim, a vivência que faz cada um de nós observar o mundo de forma diferente do outro.
Tipos de leitura:
Ø  Denotação
Ø  Interpretação
Ø  Critica analise
Ø  Problematização.
Hoje dia 06 de setembro de 2010, aula foi adiada e nesta aula foi enfatizada o fato da interpretação de textos como se fazer uma boa interpretação de um texto é necessário destacar alguns pontos importantes:
Ø  Interpretação própria, pode supor má fé.
Ø  Ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais.
Ø  Voltar ao texto quantas vezes for necessário.
Ø  Viver o texto.
Ø  Esclarecer o vocabulário.
Ø  Não permitir que prevaleça sua idéia sobre a do autor.
Ø  Partir o texto em pedaços do texto correspondente.
Ø  Ativar a leitura.
Ø  Verificar com cuidado enunciados de questões.
Ø  Cuidado com as opiniões pessoais.
A professora realizou um debate para que os alunos percebe a importância de ter uma boa interpretação para que possa  realizar boas provas e tudo que nosso cotidiano precisar. Houve no segundo momento da aula que os alunos fizessem uma interpretação de três musicas da MPB:

Ø     Gostava tanto de você
Ø     A vida é um moinho
Ø     Flor de lis.
Após isso todos deram suas opiniões e o porquê de suas interpretações. Após isso ouve um breve intervalo e no retorno a professora passou um texto, com várias perguntas para que os alunos resolvessem em casa. Logo após a aula a professora deu a aula por encerrada.
A aula do dia 10 de setembro foi sobre “Leitura e a construção do sentido”
Começando com o seguinte alerte, “Alem de ler muito, o jovem precisa ampliar seu vocabulário, hoje a imagem sobrepõe a palavra, esta geração que domina tão bem o computador, precisa buscar a palavra. Também importante raciocinar sobre o que foi lido, desconfiar daquilo e tentar novas conclusões”.
(Jose montello, autor de” os tambores de são Luis”)
Rodízio de leitura
No meio caminho (Carlos Drumond de Andrade)
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.
Houve a leitura coletiva em sala de aula do poema de Drumond, alguns debates  sobre a poesia.
Haicais
Meu sonho é mixo
Ter a felicidade
Que outros põem no lixo.
(“Millor Fernande”).
A vida eterna busca
A vida é ter na vida
A vida é terna  (“Orestes Branquinho Filho.)
Um campo
Bola na rede
E o grito da torcida (“Wladimir Lima Ramos Alves”).
Foi também debatido esse dia o soneto da “fidelidade” de (Vinicius de Morais)
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
A importância do ato de ler é uma competência indispensável para a aprendizagem em cada uma das áreas, uma competência que precisa ser aplicada pelos professores de cada uma delas.
A aula do dia 17 de setembro foi proposto uma auto avaliação, onde cada aluno resolveria um questionário envolvendo totalmente as aulas que vimos no primeiro bimestre, referente à aquisição de conhecimento, fontes de conhecimento, desempenho nas atividades escritas, intervenção oral, trabalhos de casa, trabalhos de grupo, interesse pela disciplina, responsabilidade, assiduidade e pontualidade, empenho e perseverança no trabalho, integração sócio-afetivivo, e a parte onde o aluno dava sugestões no que ele estava tendo dificuldades e em que poderia melhorar.
Hoje dia 01 de outubro de 2010, aula foi especifica para a correção da ortografia.
Essa aula foi muito importante para todos presente, pois foi analisados erros que cometemos em nosso dia a dia e nem percebemos que estamos escrevendo uma palavra errada . E ainda foi apresentado alguns elementos da língua portuguesa que ainda causa muita confusão na maioria da população.
Ø  Mal – bem.
Ø  Mau – bom
Ø  Meia cansada (Meio cansada)
Ø  Mendingo (Mendigo)
Ø  Trezentas gramas (Se for tratando de peso então trezentos gramas.)
A professora tentou passar para os alunos as novas regras da gramática  para que todos ficasse à par da situação sobre os novos conceitos de  ortografia, e ainda aprimorou nossas formas de como tratar nosso vocabulário e agir e pronunciar da forma correta.
A aula do dia 08 de outubro de 2010, foi um complemento do conteúdo iniciado na aula anterior  que tratou como o vocabulário não é utilizado de forma correta, o tema da aula foi o assassinato da língua portuguesa. Onde foi mostrada uma entrevista do fantástico com o casal Nardoni no qual se pode perceber vários erros do casal .
Erros que desqualifica a língua portuguesa  ou melhor assassinam a língua mãe do nosso pais. Erros do tipo:
Somos muitos apegados a família, sendo que o correto é fomos sempre apegado a família.
É tudo na nossa vida, onde o correto seria são tudo na nossa vida.
Fomos sempres unidos, o correto é fomos sempre unidos.
Sempre se reunimos, quando a forma correta seria sempre nos reuníamos.
Sempre fomos famílias, onde o ideal seria sempre fomos família.
Ela vai vim? , o correto é ela vai vir ou ela virá.
Onde um ia, ia todos, correto é aonde um ia, iam todos.
Ela cativava todo mundo, todo mundo cativava ela, onde o correto é ela cativava  a todos.
Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5, o correto é qualquer coisa que íamos fazer, éramos os 5.
Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha, o correto é nunca fora encostado um dedo em minha filha.
Meus filhos pra mim é tudo, na minha vida, o correto é meus filhos são tudo em minha vida.
Agente sabia que nós não fizemos nadas, onde o correto seria  nós sabemos que não fizemos nada.
Pra mim foi momentos horríveis, o correto seria para mim foram momentos horríveis.
Este trechos retrata  como os brasileiros desrespeitam a forma culta da língua portuguesa, e mostra como a população brasileira desconhece totalmente as regras gramaticais do idioma falado.
A aula do dia 15 de outubro de 2010 foi feito uma demonstração de como se cria um blog que o objetivo principal do blog é postar todos o trabalhos determinados pela professora, na aula em si foi  tratada a colocação pronominal (próclise, mesóclise, ênclise), onde colocação pronominal é o estudo da colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.
Os pronomes átonos podem ocupar três posições: antes do verbo (próclise), no meio do verbo (mesóclise) e depois do verbo (ênclise).
A próclise pode ser usada nos seguintes casos:
Ø  Com palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de medo algum.
Ø  Com conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo.
Ø  Advérbios: se houver vírgula depois do advérbio,  este (o advérbio ) deixa de atrair o pronome.
Ø  Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.
Ø  Em frases interrogativas.
Ø  Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).
Ø  Com verbo no gerúndio antecedido de preposição em.
Ø  Com formas verbais proparoxítonas.
A mesóclise: usada quando o verbo estiver no futuro do presente, ou no futuro do pretérito. Se houver palavra atrativa a próclise será obrigatória.
Ênclise: de verbo no futuro e particípio está sempre errada, com verbos no inicio da frase esta sempre certa.
Ø  Com o verbo no início da frase.
Ø  Com o verbo no imperativo afirmativo.
Ø  Com o verbo no gerúndio.
Ø  Com o verbo no infinitivo impessoal.
Se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra interativa, ocorrerá a próclise.  E foi determinado o fim da aula.


A aula do dia 22 de outubro de 2010 foi marcado pelo tema figuras de linguagem onde foi abordado as formas de linguagens, e como se utiliza no cotidiano popular.
Teve também a analise da musica explode coração onde foi destacada todas as figuras de linguagens contidas na musica, depois foi proposto uma pesquisa sobre figuras de linguagem.
O que são figuras de linguagem? São estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no cotidiano das pessoas. A seguir alguns exemplos de figuras de linguagem.
Ø  A vida é um palco iluminado. (metáfora)
Ø  Já disse mais de um milhão de vezes! (hipérbole)
Ø  As velas do Mucuripe / saíram para pescar. (sinédoque)
Ø  O único sentido oculto das coisas é elas não terem sentido oculto nenhum. (paradoxo)
Ø  Ouviram do Ipiranga as margens plácidas... (hipérbato).

As figuras de linguagem  podem ser dividida em figuras de palavra ou figura de pensamento.
Ø  Alegoria
Ø  Ambiguidade
Ø  Antítese
Ø  Cacofonia
Ø  Catacrese
Ø  Difemismo
Ø  Eufemismo
Ø  Enumeração
Ø  Hipérbato
Ø  Hipérbole
Ø  Ironia
Ø  Metáfora
Ø  Metonímia (ou sinédoque)
Ø  Paradoxo
Ø  Sinestesia
Figuras de construção ou figuras sintáticas.
Ø  Anáfora
Ø  Assíndeto
Ø  Clímax
Ø  Elipse
Ø  Pleonasmo
Ø  Polissíndeto
Ø  Silepse
Ø  Zeugma.
Estes são os fundamentos teóricos de figuras de linguagens, sem conter as discussões feitas em sala para que pudesse mostrar a importância da figuras de linguagem.
Na aula de hoje dia 29 de outubro de 2010, na foi realizado a análise da musica de Zé Ramalho “Estrangeirismo”, a professora queria que os alunos identificassem os sentimentos que o autor sentiu ao escrever tal musica.
Houve também discussões entre os grupos formados em sala para que pudessem analisar a musica de forma coletiva.
A musica mostrava como a cultura brasileira esta sendo tomada por costumes, e cultura de outros países na maioria das vezes com o inglês tomando conta do nosso país, sendo que não conhecemos nem a metade dos significados destas palavras.
Então é preciso manter de certa forma um patriotismo em relação ao nosso idioma ou ate mesmo a nossa cultura.
Esse foi um comentário feito por mim em relação a musica estrangeirismo,
Qual a origem do português  e derivada do latim vulgar, A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialetos que se denominava romano ( do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).
Com várias invasões bárbaras no século V, e a queda do Império Romano no Ocidente, surgiram vários destes dialetos, e numa evolução constituíram-se as línguas modernas conhecidas como: neolatinas. Na Península Ibérica, várias línguas se formaram entre elas o catalão, o castelhano, o galego-português, deste último resultou a língua portuguesa.
O galego-português, era uma língua limitada a todo Ocidente da Península, correspondendo aos territórios da Galiza e de Portugal, Cronologicamente limitado entre os séculos XII e XIV, coincidindo com o período da Reconquista. Na entrada do século XIV, percebe-se maior influência dos falares do sul, notadamente na região de Lisboa; aumentando assim as diferenças entre o galego e o português.
O galego apareceu durante o século XII e XV, aparecendo tanto em documentos oficiais da região de Galiza como em obras poéticas. A partir do século XVI, com o domínio de Castela, introduz-se o castelhano como língua oficial, e o galego têm sua importância relegada a plano secundário.
Já o português, desde a consolidação da autonomia política e, mais tarde, com a dilatação do império luso, consagra-se como língua oficial. Da evolução da língua portuguesa destacam-se alguns períodos: fase proto-histórica, do Português arcaico e do Português moderno.
Chegamos enfim a ultima aula desse ciclo longo de muitas conquistas intelectuais para todos que conviveram todo esse tempo com o português instrumental, e por mais que pareça coincidência essa aula tratava de técnicas oficiais para confecção de redação, e o curso de aperfeiçoamento lingüístico.
Gênero textual são tipos específicos de texto de qualquer natureza, literários ou não Tanto na forma oral como na escrita, os gêneros textuais são caracterizados por funções específicas e organização retórica mais ou menos típica. São reconhecíveis pelas características funcionais e organizacionais que exibem e pelos contextos onde são utilizados. Gêneros textuais são formas de interação, reprodução e possíveis alterações sociais que constituem ao mesmo tempo, processos e ações sociais e envolvem questões de acesso (quem usa quais textos) e poder.
Texto, é então, uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.

O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
E aqui chega ao fim esse ciclo que um ótimo aproveitamento de ambas as partes, professor e alunos mostraram com deve ser a relação professor e aluno, relação de interação de ambas as partes e é claro desenvolvendo nossos intelectuais que estão adormecidos.